O vitimismo nos acompanha desde o nosso nascimento, porém, em algumas pessoas ele pode se manifestar de maneira mais incisiva em sua vida adulta. Conheça algumas atitudes para deixar de ser vítima e passar a ser protagonista da sua vida.
O problema mais comum quando se fala em vitimização é se colocar neste papel, pois isso livra a pessoa de responsabilidades corriqueiras da sua vida e ainda a faz se tornar o centro de tudo.
O tempo gasto em se vitimizar, em dar indiretas sobre a solidão ou sobre a falta de atenção das outras pessoas, poderia ser um tempo gasto em ações que vão mudar a vida destas pessoas.
Quem quer ter sucesso em sua vida não pode estar ocupando um lugar de vítima, pelo contrário, essas pessoas precisam correr atrás dos seus objetivos e passar autoconfiança para que as outras pessoas possam ver com bons olhos.
Isso serve tanto para a sua vida pessoal quanto para a sua vida profissional. Ninguém gosta de estar ao lado de uma pessoa que sempre se faz de vítima, que só reclama e nunca está grata pelo que tem.
Conheça 5 atitudes para deixar de ser vítima e passar a ser protagonista da sua vida
Então, se você é uma pessoa que sempre está fazendo o papel de vítima, trago algumas dicas abaixo sobre como mudar esse cenário negativo da sua vida.
- Saber que todas as pessoas têm problemas
O primeiro passo é entender que na vida de todas as pessoas existem momentos difíceis, ninguém é feliz ou tem uma vida dos sonhos 100% do tempo.
A pessoa que se faz de vítima precisa entender que os problemas não a escolhem, a diferença está em saber como lidar com esses problemas, está na forma como cada pessoa enfrenta as dificuldades que aparecem ao longo da sua vida.
- O vitimismo não te leva a lugar nenhum
O vitimismo não pode levar ninguém a lugar algum, pelo contrário, ele só pode fazer com que a pessoa fique parada sempre no mesmo lugar, sem se desenvolver na sua vida pessoal e na profissional.
Quando a pessoa é vítima, ela consegue ver as oportunidades que surgem, fica sempre parada no mesmo lugar, gastando o seu tempo em pensamentos negativos acerca de si mesmo.
- Não fazer chantagem emocional
Uma grande característica da pessoa que se faz de vítima é tentar conseguir as coisas com as chantagens emocionais. Isso é péssimo, ninguém se sente bem ao lado de pessoas que ficam se lamentando e implorando para conseguir aquilo que quer.
Ao invés disso, busque conquistar o que você deseja através das suas qualidades, através do que você sabe e do que você pode oferecer para as outras pessoas.
- Seja protagonista
Ser protagonista representa ser uma pessoa forte, uma pessoa que inspira as outras pessoas com as suas atitudes, com as suas palavras e com o seu comportamento
Quem é protagonista é admirado, é requisitado para estar em vários lugares, é aquela pessoa que todos gostam de estar perto.
Assuma as suas responsabilidades e ultrapasse os seus obstáculos sempre com a cabeça erguida.
- Olhe para você
Por último, a dica é se olhar. Veja do que você é capaz, gaste uma parte do seu tempo se olhando no espelho e mentalize tudo o que você sempre quis ter e o quanto você é capaz de conseguir, de ser protagonista, de mudar as situações que não te agradam.
Então, se você é uma pessoa que sempre está fazendo o papel de vítima, eu trago algumas dicas abaixo sobre como mudar esse cenário negativo da sua vida.
Você pode dar um novo rumo para a sua história, conquistando tudo o que você sempre quis, de maneira íntegra e digna.
Gostou? Deixei seu comentário ou dúvida abaixo 😉
Valéria TReis – Mentora de Mulheres Empoderadas